Primeiras reações

Quando usam pela primeira vez a Coleira Gentle Leader, alguns cães tentam tirá-la fora. Isto é muito natural. Filhotes reagem da mesma maneira quando usam uma coleira comum pela primeira vez. Seu cão poderá sacudir a cabeça, tentar tirar a Tira do Pescoço com as patas, pular como um potro de rodeio que veste o cabresto pela primeira vez, ou resistir a se mover ou deitar.

Na verdade, quanto mais o seu cachorro resiste inicialmente à Gentle Leader, mas ele precisa dela!

Para ajudar o seu cachorro a se acostumar rapidamente ao toque e controle da Gentle Leader certifique-se de usar uma fala suave, animada, e encorajadora enquanto elogia o seu cachorro. É muito recomendado utilizar biscoitinhos ou guloseimas para encorajar e motivar seu cachorro a andar com você.

Comece andando um metro, pare e puxe a guia para frente e para cima enquanto coloca o seu cachorro sentado. Repita este processo a cada 1 metro por pelo menos umas 8 vezes, ou até o seu cachorro andar calmamente ao seu lado. É este processo de andar-sentar que irá estabelecer o seu controle sobre o cachorro.

Lembre-se de elogiar e recompensar o seu cachorro, e ele irá se lembrar que boas coisas acontecem quando ele anda e senta sem rejeitar à coleira. O comportamento reacionário irá diminuir a medida que seu cachorro reconhece a sua liderança.